Guiar dados, potência e fluídos em espaços reduzidos com a igus22/10/2020

Com o sistema de fornecimento de energia inteligente micro flizz, os cabos e mangueiras são transportados de forma fiável a elevada velocidade

O guiamento de dados e outros meios a velocidades elevadas nos espaços mais pequenos, constitui um grande desafio para muitas aplicações, como por exemplo, na logística. Com o micro flizz, a igus oferece um sistema de fornecimento de energia compacto para cursos até 100 metros. Composto por uma calha articulada, cabos chainflex flexíveis com raios de curvatura reduzidos e uma guia de alumínio. O micro flizz pode ser utilizado com o novo sistema inteligente CF.D, de modo a, monitorizar antecipadamente as características de transmissão de dados dos cabos e alertar atempadamente para uma falha.

Espaços reduzidos e movimentos rápidos em corredores, como nos armazéns automáticos, são cenários de utilização comuns para sistemas de barras condutoras. A sua grande desvantagem é o facto de, por norma, apenas poderem ser utilizados para a transmissão de potência. De modo a possibilitar o fornecimento de potência, dados e fluídos em simultâneo, na horizontal ou na vertical, a igus desenvolveu o sistema de fornecimento de energia micro flizz. Com este são possíveis velocidades de deslocação até 6 m/s e acelerações até 4 m/s2. O micro flizz consiste numa calha articulada em plástico que se desloca num canal de alumínio. Para além de cabos de comando, dados e potência chainflex altamente flexíveis com raios de curvatura reduzidos, a calha articulada também pode transportar mangueiras e cabos de fibra ótica com transferências de dados até 10 Gb/s. Graças aos extensos testes realizados no seu laboratório de testes com 3000 metros quadrados, a igus garante uma duração de vida de 36 meses em todos os cabos chainflex. Se o utilizador desejar monitorizar as características de transmissão do seu cabo bus, a igus permite agora a utilização do sistema inteligente CF.D no micro flizz. A inovação dos smart plastics deteta antecipadamente alterações nas características de transmissão do cabo e fornece informação atempada relativamente a uma eventual substituição. Isto permite o planeamento antecipado da manutenção e evita falhas inesperadas do sistema.

Sistema modular e de fácil limpeza
A principal vantagem do micro flizz, para além da opcional monitorização inteligente, é a sua construção especial. As "asas laterais" integradas na calha articulada mantêm-na sempre alinhada através das ranhuras na parte superior e inferior da guia. Juntamente com o sistema de mola em plástico nas travessas da calha, é assegurado o movimento suave e silencioso. Isto significa que o atrito, o desgaste, o consumo de energia e a emissão de ruído são significativamente reduzidos. Outra vantagem: graças ao seu design modular, o sistema é facilmente acessível e também fácil de limpar. Desta forma, o micro flizz é ideal para a utilização no setor farmacêutico e na produção alimentar. O sistema com calha articulada está disponível em três tamanhos diferentes, consoante o diâmetro dos cabos.